domingo, 23 de julho de 2017

Lá fora existe um mundo

É verdade que moramos na cidade mas é minha intenção (e espero conseguir que passe para lá de intenção) garantir um contato com a natureza constante. Quero que respeites, conheças e aprecies tudo o que faz parte do mundo exterior.

Numa das minhas pesquisas por livros encontrei a sugestão deste livro de Jennifer Ward com 52 sugestões de atividades para fazer no exterior. Dividido pelas estações do ano estão sugestões para observar os pássaros, apanhar folhas, ver o anoitecer ou realizar caças ao tesouro. Todas atividades sem grandes exigências de material, mas com uma grande componente sensorial, de observação e de reflexão. Aliás para cada atividade existe um "Ajuda-me a compreender" com alguns fatos científicos.

A meu ver é pelo contato com a natureza que se trabalha não só a capacidade de esperar, já que na natureza tudo sem o teu tempo e nada pode ser apressado, mas também muitas componentes do currículo, como a linguagem e a matemática.

E embora morenos numa cidade, tenho a certeza que em breve (já que o livro de destina a crianças a partir dos 4 anos, mas eu acredito que muitas aticidases poderão começar a ser exploradas já aos 2 anos) vamos partir à descoberta!

Vamos brincar?

Sem comentários:

Enviar um comentário